Neste artigo apresentaremos o case da National Confectioners Association – NCA (Associação Nacional dos Confeiteiros) https://candyusa.com/, uma associação Norte-Americana que trabalha para promover e defender os interesse da indústria de doces em geral nos EUA.
Para os que foram para os EUA há 5 anos ou mais, era bastante comum encontrar em mercados pacotes de doces e chocolates grandes de 1kg ou mais de doces. Esses grandes pacotes faziam parte das vidas de muitos, as pessoas tratavam esses alimentos como snacks rotineiros e os mesmos influenciavam na saúde geral de quem os consumia.
Devido aos altos índices de obesidade e aumento dos custos com saúde pública, há 2 anos a NCA lançou a campanha Always a treat (Sempre uma ameaça) https://alwaysatreat.com/, trata-se de um compromisso de marketing que lança doces como um deleite para ser saboreado em porções menores, em vez de engolidos como pipoca.
Na prática, convenceram seus mais de 200 associados a abraçar essa causa e os induzindo a se comprometerem a fazer com que mais da metade de seus tamanhos de produtos de dose única não passem de 200 calorias até o final de 2021.
Segundo o CEO da NCA, Sr. John Downs, a NCA é uma associação comercial voltada para um propósito, mas o mais comum são entidades que existem apenas para fazer lobby, lutar contra a mudança e preservar os interesses de seus membros a todo custo. Isso coloca eles e suas empresas associadas em perigo em três frentes: tornando-se irrelevantes, aumentando a ira dos reguladores e colocando em risco as vendas futuras ao ignorar as mudanças nas preferências dos consumidores e nas preocupações da sociedade.
O que é possível notar é que muitas associações comerciais (trade associations) estão se tornando irrelevantes por não aderirem a causas sociais maiores, e focar somente nos seus interesses próprios não funciona mais. Precisamos de mais liderança como a NCA demonstrou para associações de alimentos e restaurantes. Para ajudar suas empresas-membro a crescer e permanecer relevantes, aqui estão três coisas que seus líderes devem fazer:
- Lidere, não seja passivo. Esperar que suas empresas associadas lhe digam o que fazer não é um princípio de liderança. Eles estão focados em administrar seus negócios do dia-a-dia.
- Assuma os maiores problemas que afetam seu setor. A próxima geração de líderes de associações precisa avaliar as questões – empresariais E sociais – que enfrentam seus sócios. Olhar apenas para assuntos específicos do setor, como custos de mão de obra, ações regulatórias e promoção do setor, não atende totalmente aos membros.
- Faça compromissos públicos concretos para consertar essas questões. As empresas de alimentos e restaurantes não querem ser responsabilizadas pelas três crises relacionadas aos alimentos que estão diante de seus pés – obesidade, subnutrição e mudança climática. No entanto, seus produtos contribuem para esses problemas. Essas empresas devem reconhecer isso e então se comprometer com metas sólidas para medir seu progresso.
Associações comerciais devem ajudar seus membros a crescer, atacando os problemas sociais que afetam sua indústria e alinhando seus produtos para atender às demandas do consumidor consciente de saúde e de questões sociais de amanhã. Quando atuam dessa forma todos ganham.
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