O QUE É ADVOCACY: Esforços para influenciar as legislações, políticas e práticas orçamentárias do governo para melhorar o desenvolvimento de determinado setor.
QUEM UTILIZA: É utilizada pelas organizações da sociedade civil – entidades de classe, que representam empresas de um segmento econômico. A maioria dessas associações existem para proteger e promover seu setor ou profissão, o que geralmente inclui influenciar todos os níveis da arena legislativa.
COMO É FEITO: A ação de Advocacy baseia-se em diversas habilidades, ferramentas e táticas para reunir as evidências apropriadas para apoiar a sua posição, identificar ou criar opções para políticas que podem resolver o problema em questão, desenvolver e entregar uma mensagem convincente e construir apoio e participação do público.
É LEGAl? Sim, totalmente idôneo, haja vista que qualquer cidadão ou grupo pode promover um debate com políticos eleitos para o atendimento dos interesses de um setor.
*A ação de Advocacy, também chamada de lobby, foi muitas vezes utilizada aliada a propina, isso sim é completamente ilegal.
PASSO A PASSO PARA A ADVOCACY:
1. Habilidades Analíticas: capacidade de avaliar a política e o ambiente político é fundamental para a elaboração de uma estratégia eficaz. Se os defensores puderem avaliar as políticas e leis existentes que dizem respeito à sua questão, eles serão capazes de desenvolver propostas mais sólidas e argumentos mais fortes a seu favor.
A. Entender o orçamento público: o que é financiado por meio do orçamento, quais são as opções para gerar recursos, restrições no que pode ser feito no orçamento, etc.
B. Quais são as regras para a tomada de decisões sobre o orçamento público.
C. Conhecer as leis e procedimentos que o país estabeleceu para acessar informações orçamentárias e o escopo das informações que o governo produz e disponibiliza ao público.
2. Habilidades de Comunicação: As mensagens/pleitos que se busca defender precisam chegar aos diversos públicos de forma eficaz. A comunicação pode envolver falar com um jornalista, escrever uma carta para mobilizar o público ou se encontrar com um grupo de legisladores. É preciso ajustar a forma como apresentar sua mensagem para que ela reforce esses interesses diferentes dos diversos públicos.
Na hora de discutir orçamento é importante ter claro que a política orçamentária é o terreno de informações, evidências e discussões sobre limites, compensações e impactos. É preciso se apoiar em argumentos com evidências sólidas, obtidas a partir de análises criteriosas das informações orçamentárias, e precisam ser capazes de apresentar essas informações técnicas complexas em linguagem acessível e convincente.
Quer saber mais? Fale com a gente!
Esse artigo foi escrito por Renata Pozza, embaixadora do Conecta Associações e apaixonada pelo mundo associativo.
https://www.linkedin.com/in/renata-pozza/
Quem somos:
O Conecta Associações é uma rede de relacionamentos, interação e compartilhamento de experiências entre pessoas, feita por pessoas que são apaixonadas pelo mundo associativo e buscam todos os dias compartilhar algo que ajude e inspire os profissionais desse mercado.
Você pode fazer parte escrevendo conteúdo, sugerindo temas para as lives e entrevistas. Também, participando do nosso grupo de debates no WhastApp.
Siga o CONECTAA nas redes sociais para acompanhar as novidades.