RSI – Remote Simultaneous Interpretation

Artigos e Pesquisas, Evento e Experiências, Geração de receita e Novos Produtos, Parcerias Institucionais

A pandemia de Coronavírus afetou praticamente toda a economia, mas sem dúvida o setor de eventos e turismo foi dos mais prejudicados. A limitação de aglomerações e deslocamentos praticamente paralisou o mercado, prejudicando não somente empresas organizadoras como toda a cadeia de negócios que tem sua estratégia de marketing atrelada a eventos. A busca por alternativas levou rapidamente à utilização de plataformas digitais para reunir público à distância. Congressos, seminários foram se adaptando aos formatos oferecidos por ferramentas como o Zoom, Youtube, etc. 

Ao invés de se ater as limitações do digital, a exploração de possibilidades tem mostrado vantagens interessantes para esse formato, antecipando soluções tecnológicas que aguardavam oportunidade de se realizar. Por exemplo, a possibilidade quase ilimitada de agregar público, não dependendo mais de espaços e liberando mais tempo em agenda. Participar de eventos em lugares distantes no mesmo dia é algo comum, uma palestra em Pequim, um webinar em Frankfurt e um treinamento na Cidade do México sem sequer sair do seu escritório ou home office.  

A Global Nexxus, em seus mais de 20 anos interpretando e traduzindo congressos e eventos, se especializou também nessa nova categoria de serviço. Nosso time consiste dos melhores profissionais em RSI (Remote Simutaneous Interpretation) no Brasil e no mundo, atuando nas mais variadas áreas. 

RSI (Remote Simultaneous Interpretation) 

As soluções de intepretação simultânea à distância começaram a ser testadas ainda na década de 1980. À medida em que a pandemia de COVID-19 foi avançando, a RSI (Remote Simultaneous Interpretation) tornou-se a principal opção de interpretação para eventos remotos ou híbridos. Falar em RSI é necessariamente falar que o intérprete está em um local diferente daquele em que o evento está realizado. Isso é realizado através de plataformas digitais que transmitem o áudio do intérprete para os participantes e, por sua vez, o intérprete recebe o áudio e as imagens da plataforma para interpretar. O programa mais popular atualmente é o Zoom 

 A Global Nexxus já trabalha com RSI desde 2017 tendo sido pioneira nesse mercado no Brasil. Atendendo eventos online e ambém eventos convencionais/presenciais com equipe de intérpretes acessando localidades distantes via hub de RSI. 

Além da RSI, outras modalidades de tradução interpretação que se tornaram populares são: 

Para material previamente gravado: 

Voice Over: Voice-over (voz sobreposta) é feita com material previamente gravado e consiste em gravar uma faixa de áudio com a voz do intérprete num idioma diferente do orginal que depois será colocada sobre a faixa de áudio original que ainda poderá ser ouvida em segundo plano.  

O  voice-over é diferente da interpretação simultânea, pois é feito com material gravado e necessita de uma edição prévia do conteúdo que serve para transcrever e adaptar a faixa de interpretação que ao final ficará sincronizada com o áudio original. Há um delay programado entre o áudio original e o traduzido para o melhor efeito de compreensão. O voice over cria um novo áudio no idioma escolhido para a programação do evento. 

Não se deve confundir também o voice over com dublagem, na qual o áudio original é completamente anulado e a sincronização com o vídeo não deve envolver qualquer delay. 

Legendagem: consiste na transcrição e tradução de um conteúdo audiovisual pré-gravado que será posteriormente adaptada para criar sincronia com os diálogos e narrações exibidos. É um trabalho minucioso que além da perícia de tradução exige um expertise de adaptar a linguagem para um formato sintético no qual o conteúdo transcrito esteja dentro dos limites de cada frame do vídeo. O processo produz um arquivo de texto em formato srt que é inserido no vídeo final. 

A legendagem além de romper a barreira de comunicação representada por eventos em diferentes idiomas, também tem sido utilizada como recurso de acessibilidade para portadores de deficiência auditiva. 

Em nosso próximo post, o assunto será inclusão e acessibilidade para eventos. 

O Conecta Associações é uma rede de relacionamentos, interação e compartilhamento de experiências entre pessoas, feita por pessoas que são apaixonadas pelo mundo associativo e buscam todos os dias compartilhar algo que ajude e inspire os profissionais desse mercado.

Você pode fazer parte escrevendo conteúdo, sugerindo temas para as lives e entrevistas. Também, participando do nosso grupo de debates no WhastApp.

Siga o CONECTAA nas redes sociais para acompanhar as novidades.

Related Posts