Qual a diferença entre uma Associação e uma Comunidade?

Artigos e Pesquisas, Marketing e Comunidade

Associações e Entidades de Classe podem reter mais membros se aprenderem a trabalhar o conceito de Comunidade.

São dois conceitos que estão bastante interligados!

Toda associação de classe reúne profissionais ou empresas de um determinado segmento, para oferecer representatividade, educação, certificação, networking. Ou seja, é um grupo de pessoas interessadas em um tema em comum.

E qual o conceito atual de Comunidade?

As comunidades também são grupos de pessoas interessadas em um tema em comum, que se reúnem por meio de diversos canais on-line e off-line para trocar informação sobre aquele assunto que lhes interessa.

Você deve estar pensando: “Tá bom, mas qual a diferença?” Parece confuso, principalmente porque esse assunto é novo.

A principal diferença é que na Comunidade a troca é ESSENCIAL, aqui todos tem voz. As informações, conteúdos, pautas podem partir de qualquer um dos membros, há mais engajamento e sentimento de pertencimento.

Enquanto no modelo tradicional das Associações o conteúdo e diretrizes partem sempre de uma cúpula diretiva para os membros. Ou seja, os membros não têm uma voz ativa, o que gera pouco engajamento.

Veja bem, eu falei Modelo Tradicional de Associações. Mas isso está mudando, aquelas associações que não se adaptarem as novas formas de consumo e necessidades dos seus membros, deixarão de ser relevantes e tendem perder associados. Com certeza isso é exatamente o que uma associação não quer.

Para continuar atraindo os membros as associações precisam agregar valor ao que entregam, usando os canais certos, conteúdo relevante e personalizado, entendendo seu público como uma Comunidade.

Comece se colocando no lugar de seus membros, para entender quais são as necessidades do seu público. Então, ofereça soluções e experiências customizadas. Quer algumas ideias sobre como fazer isso?

Aqui vão alguns exemplos:

  • Conexão Emocional oferecer experiências que toquem o emocional, seja com uma aula com grande palestrante ou com a participação ativa em atividades da associação, nada como se sentir relevante para criar engajamento.
  • Conteúdo relevante é essencial em muitas associações profissionais. Que tal oferecer uma plataforma de cocriação de conteúdo, onde os sócios podem contribuir com artigos, sugestões de temas para congressos, ajudando a criar ideias que fortaleçam a instituição como um todo.
  • Voluntariado, abrir chamadas para identificar membros que queiram ser voluntários para disseminar programas da Associação, em especial em cidades mais distantes, fortalece a interiorização da associação e aumenta o engajamento, com atividades mais conectadas as realidades locais
  • Canal aberto com a diretoria, e-mails de acesso direto a liderança da entidade permitem mais envolvimento e diálogo
  • Pesquisas, consulte seus associados sobre interesses e novas estratégias, dê voz a todos e seja mais assertivo em suas entregas.

Ficou interessado em saber mais dicas de como gerir sua Comunidade Associativa, fale comigo. renata.pozza@mci-group.com

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Esse artigo foi escrito pela embaixadora da Conecta Associações, Renata Pozza, renata.pozza@mci-group.com.

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