Quais são as habilidades que um profissional de Associações precisa ter?

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O dia a dia de uma associação de classe pode lembrar as rotinas das empresas em alguns pontos, mas na essência são bastante diferentes. Já que o proposito das associações é muito mais ligado a um bem comum de uma categoria profissional ou um segmento da indústria do que um resultado financeiro. 

Por isso, é muito comum encontrarmos entre esses profissionais pessoas que buscam no trabalho formas de melhorar diretamente a vida dos outros, com forte espírito de equipe, com uma natureza cautelosa e que gostam de planejar. 

Os impactos recentes do mundo despertaram em muitas associações necessidades de adaptação, para continuar atendendo seus associados e a nova geração que está entrando no mercado com novos hábitos de consumo e novas exigências. 

Isso tudo vai exigir dos profissionais que atuam nas associações algumas habilidades essenciais para liderar essa transformação. 

1. Inteligência emocional 

A inteligência emocional diz respeito à inteligência social, em particular a capacidade de entender e gerenciar a si mesmo e seus relacionamentos com outras pessoas.  

Toda transformação gera algum desconforto pela resistência natural do ser humano a mudança.  Por isso, os profissionais gestores das associações vão precisar de inteligência emocional para gerir da melhor forma os desafios da equipe, dos diretores, dos sócios e dos parceiros ao propor as inovações que o momento exige. 

  • autoconsciência 
  • autogestão 
  • consciência social 
  • gestão de relacionamento 

2. Negociação e Influência 

A negociação é uma habilidade que todo mundo desenvolve desde muito jovem. No mundo corporativo, que as associações fazem parte, a negociação geralmente é vista com um processo complexo, que as vezes afasta as pessoas. Essa é uma habilidade de negócios chave que precisa ser desenvolvida pelos líderes de associação por meio de treinamento e prática. 

3. Gerenciamento de Tempo 

Os recursos humanos no mercado associativo são escassos, isso não é novidade para ninguém que atua nesta área. Por isso, a habilidade de gerenciar bem seu tempo pode melhorar a produtividade. Tem 3 estágios para aprimorar seu gerenciamento de tempo: 

  • identifique o problema 
  • implemente a mudanças 
  • revise os resultados 

4. Comunicação  

A comunicação é uma parte essencial da vida cotidiana. A comunicação eficaz é, sem dúvida, uma das habilidades básicas mais importantes para todo líder e gerente de associação dominar. 

São muitas as pessoas envolvidas na gestão de uma associação, do associado ao patrocinador, do funcionário ao fornecedor. A habilidade para desenvolver uma comunicação assertiva com todos eles faz parte do roll de aptidões que um profissional do mundo associativo precisa ter para o sucesso pessoal e da organização como um todo. 

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Esse artigo foi escrito por Renata Pozza, embaixadora do Conecta Associações e apaixonada pelo mundo associativo.

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