O que é um AMC e qual a sua importância para as Associações?

Artigos e Pesquisas, Eficiência Operacional e Governança

AMC Association Management and Consulting OU Gerenciamento e Consultoria para Associações

Você já ouviu falar em AMC, ou Empresas que fazem gestão de associações? Esse serviço ainda não é muito comum no Brasil, mas faz sucesso em alguns mercados como Estados Unidos e Suíça.

AMC é uma empresa que administra associações para ajudá-las a crescer e prosperar. Isso geralmente inclui atendimento aos membros, assistência administrativa, soluções de gerenciamento estratégico, desenvolvimento de negócios entre outros. Em sua essência, um AMC atua como o escritório terceirizado, gerenciando as tarefas diárias de uma entidade de classe.

Podemos falar de dois modelos principais para contratar um AMC

Serviço completo: significa que o AMC é uma extensão da associação e está envolvido em praticamente todos os aspectos das operações. De filiação à marketing, planejamento de eventos e finanças ao planejamento estratégico.

Esse modelo ainda assusta muitas das associações brasileiras, que temem perder o controle da gestão, por isso com esse artigo eu quero reforçar que o AMC é um parceiro estratégico que apoia a operação diária da associação diárias podem consumir muito tempo, para que a diretoria possa se dedicar os objetivos de longo prazo e aumentar seu valor e relevância para os membros.

Serviço de consultoria: significa que o AMC realiza uma única tarefa ou projeto para a associação. Por exemplo, a associação pode precisar apenas de ajuda para melhorar a retenção de membros, ou talvez criar a estratégia de comunicação ou fazer a gestão dos eventos.

Neste modelo o AMC oferece a experiência de gestão de múltiplas associações e acesso às melhores práticas no setor, para trazer soluções pontuais, entregando relevância e explorando novas estratégias de geração de receita.

TOP 4 razões para pensar em terceirização:

  1. Garante aos executivos maior suporte e tempo para se dedicarem as questões estratégicas;
  2. Recursos humanos e materiais compartilhados e designados conforme a necessidade de sua associação, por períodos personalizáveis;
  3. Acesso às melhores tecnologias e práticas de negócios, atualizadas frequentemente por profissionais dedicados da indústria;
  4. Serviços que simplificam suas operações, utilizando altos padrões e estabelecendo processos com um orçamento pré-definido.

Mas, quando contratar um AMC?

Associações administradas exclusivamente por voluntários muitas vezes enfrentam vários desafios. Normalmente, isso inclui tempo e recursos limitados, falta de um escritório central e falta de conhecimento sobre as melhores práticas de gerenciamento de associações, para citar alguns.

Outras associações possuem equipes contratadas reduzidas, com cargos operacionais, sem um gestor estratégico para propor soluções que impulsionem o crescimento. Neste sentido, ter a consultoria de um AMC pode suprir algumas necessidades. Em certos casos, um membro da equipe da AMC pode até servir como Diretor Executivo de sua associação de clientes, incorporando-os verdadeiramente como parte da associação.

Como funciona um AMC?

Assim como advogados ou contadores, os AMCs geralmente trabalham com vários clientes e geralmente recebem uma remuneração mensal, com base no escopo dos serviços.

Outra forma de remuneração pode ser com base na entrada de novas fontes de receita e novos produtos desenvolvidos para a associação.

Por fim, podemos dizer que um AMC está lá para simplificar a gestão do dia a dia da associação, para que os líderes, equipe e voluntários possam dedicar seu tempo ao panorama mais amplo.

Esse artigo foi escrito pela embaixadora da Conecta Associações, Renata Pozza, renata.pozza@mci-group.com.

O Conecta Associações é uma rede de relacionamentos, interação e compartilhamento de experiências entre pessoas, feita por pessoas que são apaixonadas pelo mundo associativo e buscam todos os dias compartilhar algo que ajude e inspire os profissionais desse mercado.

Você pode fazer parte escrevendo conteúdo, sugerindo temas para as lives e entrevistas. Também, participando do nosso grupo de debates no WhastApp.

Siga o CONECTAA nas redes sociais para acompanhar as novidades.

Related Posts