Quer tenham 5 ou 50 funcionários, as pessoas que trabalham em Associação são seu ativo mais importante. Entretanto, a realidade da maioria das Associações Brasileiras não permite que se contrate um profissional de recursos humanos em tempo integral, por isso a prática de encontrar, desenvolver e gerenciar talentos é um papel crucial para os líderes e executivos da associação.
4 dicas para os líderes de associações ajudarem a equipe:
- Reserve um tempo para construir relacionamentos individuais com sua equipe. A gestão de pessoas é, em sua essência, um relacionamento. E o tempo é o bem mais importante que qualquer um de nós possui. Na rotina de trabalho remoto, dimensionar o nível de estresse de um funcionário se tornou ainda mais desafiador, por isso, os líderes precisam reservar momentos com sua equipe, não apenas para o acompanhamento das entregas do dia a dia, mas também para trocas e feedbacks sobre possíveis desafios que cada membro da equipe pode estar vivenciando.
- Dê mais do que recebe. Todo relacionamento profissional tem uma natureza transacional. Podemos dizer que “fazemos depósitos” quando ajustamos o fluxo de trabalho para acomodar um desafio da vida pessoal de alguém da equipe ou quando, como líderes, vamos além, e colocamos as necessidades de nossa equipe acima das nossas e arregaçamos as mangas e pulamos para ajudar. Da mesma forma, podemos dizer que “fazemos retiradas” quando precisamos envolver a equipe em projetos extras ou fora do comum. É importante fazer depósitos suficientes nessas contas sociais para ter reservas suficientes para cobrir todas as retiradas.
- Seja parceiro, não apenas gestor, de sua equipe. Quando os líderes gerenciam o desempenho com confiança, cuidado, preocupação e crescimento, o melhor desempenho ocorre. O papel do líder é fornecer à sua equipe as ferramentas de que precisam para se destacar em seu trabalho e, em seguida, remover obstáculos (inclusive a si próprio) em seu caminho para o sucesso. Esse cuidado na gestão ajuda a equipe a ter mais desempenho e menos estresse com o processo.
- Deixe que as pessoas, não o trabalho, conduzam o relacionamento. Existe uma filosofia de gestão antiquada sobre colocar as pessoas certas no ônibus (ou seja, contratar as pessoas certas). Mas a mudança é tão constante e o processo de contratação tão arriscado, que às vezes as pessoas certas estão no ônibus, mas simplesmente no lugar errado. Ou o ônibus está indo para o lugar errado! Temos ótimos funcionários em nossa organização, mas os limitamos às descrições de cargos para os quais foram contratados. Quando surgirem problemas de desempenho, considere o trabalho como algo que muda, e não apenas o funcionário ou seu comportamento. Quando o desempenho exceder suas expectativas, procure mudar o trabalho como uma ferramenta para reter os melhores talentos.
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Essa matéria foi escrita por Renata Pozza, embaixadora do Conecta Associações. Usou como fonte a matéria do link abaixo do nosso parceiro ASAE.
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