Como os líderes podem ajudar seus funcionários a lidar com o estresse?

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Quer tenham 5 ou 50 funcionários, as pessoas que trabalham em Associação são seu ativo mais importante. Entretanto, a realidade da maioria das Associações Brasileiras não permite que se contrate um profissional de recursos humanos em tempo integral, por isso a prática de encontrar, desenvolver e gerenciar talentos é um papel crucial para os líderes e executivos da associação.  

4 dicas para os líderes de associações ajudarem a equipe: 

  1. Reserve um tempo para construir relacionamentos individuais com sua equipe. A gestão de pessoas é, em sua essência, um relacionamento. E o tempo é o bem mais importante que qualquer um de nós possui. Na rotina de trabalho remoto, dimensionar o nível de estresse de um funcionário se tornou ainda mais desafiador, por isso, os líderes precisam reservar momentos com sua equipe, não apenas para o acompanhamento das entregas do dia a dia, mas também para trocas e feedbacks sobre possíveis desafios que cada membro da equipe pode estar vivenciando. 
  2. Dê mais do que recebe. Todo relacionamento profissional tem uma natureza transacional. Podemos dizer que “fazemos depósitos” quando ajustamos o fluxo de trabalho para acomodar um desafio da vida pessoal de alguém da equipe ou quando, como líderes, vamos além, e colocamos as necessidades de nossa equipe acima das nossas e arregaçamos as mangas e pulamos para ajudar.  Da mesma forma, podemos dizer que “fazemos retiradas” quando precisamos envolver a equipe em projetos extras ou fora do comum. É importante fazer depósitos suficientes nessas contas sociais para ter reservas suficientes para cobrir todas as retiradas
  3. Seja parceiro, não apenas gestor, de sua equipe. Quando os líderes gerenciam o desempenho com confiança, cuidado, preocupação e crescimento, o melhor desempenho ocorre. O papel do líder é fornecer à sua equipe as ferramentas de que precisam para se destacar em seu trabalho e, em seguida, remover obstáculos (inclusive a si próprio) em seu caminho para o sucesso. Esse cuidado na gestão ajuda a equipe a ter mais desempenho e menos estresse com o processo. 
  4. Deixe que as pessoas, não o trabalho, conduzam o relacionamento. Existe uma filosofia de gestão antiquada sobre colocar as pessoas certas no ônibus (ou seja, contratar as pessoas certas). Mas a mudança é tão constante e o processo de contratação tão arriscado, que às vezes as pessoas certas estão no ônibus, mas simplesmente no lugar errado. Ou o ônibus está indo para o lugar errado! Temos ótimos funcionários em nossa organização, mas os limitamos às descrições de cargos para os quais foram contratados. Quando surgirem problemas de desempenho, considere o trabalho como algo que muda, e não apenas o funcionário ou seu comportamento. Quando o desempenho exceder suas expectativas, procure mudar o trabalho como uma ferramenta para reter os melhores talentos. 

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Essa matéria foi escrita por Renata Pozza, embaixadora do Conecta Associações. Usou como fonte a matéria do link abaixo do nosso parceiro ASAE. 

https://www.asaecenter.org/resources/articles/an_plus/2021/february/four-ways-managers-can-get-the-best-from-their-employees

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