Esse paper é resultado do trabalho desenvolvido durante o evento ConectaA Weekend 2022, que reuniu os líderes de diversas sociedades de classe para falar sobre o tema: “Diversifique seu potencial financeiro”.
No evento foram trabalhados 5 pilares que representam as principais oportunidades de geração de receita para Entidades de Classe, direta ou indiretamente, são eles:
- Crescimento além dos sócios
- Patrocínios além do Congresso
- Educação Continuada
- Aumento de público em Congressos
- Parcerias
Neste capítulo vamos aprofundar nas oportunidades de geração de receita através do crescimento público em congressos.
Aumentar a audiência e crescer os públicos nos congressos é um dos maiores desafios identificados pelos gestores das associações, visto que o evento associativo tende a ser um dos principais meios de monetização.
Temos visto que o mercado atual vivencia uma mudança acelerada, que transformou a forma com que as pessoas consomem conteúdo, se relacionam com seus pares no mercado de trabalho e, também na presença nos eventos associativos. Hoje, existem múltiplas novas formas de consumir conteúdos e fazer networking, tanto gratuitos quanto pagos, além da alta oferta de congressos, fazendo com que os profissionais tenham que selecionar quais eventos terão presença anualmente.
As associações que conseguirem posicionar seu evento de uma forma que gere valor para os membros e não membros, com simpósios adaptados para diferentes públicos, terão mais chances de ter seu evento como destaque do ano na especialidade, e por consequência, atrair grandes patrocinadores.
Tendo em vista que as razões pelas quais um congresso não consegue atingir seu público são muito particulares para cada associação, foi decidido não focar em um único problema. Portanto, será apresentado soluções que podem ser aplicáveis para qualquer entidade que tenha a intenção de usá-la de forma estratégica, ou seja, levando em consideração o contexto, particularidades, oportunidades e ameaças do congresso.
Desafio:
“Promover o crescimento de públicos em congressos”
Soluções apresentadas no workshop:
- Combinar certificações novas dentro dos congressos
Combinar as certificações com a compra do congresso, pode ser um grande atrativo para públicos de determinados segmentos de associações, principalmente da área médica.
- Parcerias com outras entidades para eventos cooperados com conteúdos colaborativos no Instagram
Unir as forças de duas ou mais entidades trabalhando juntas para promover o congresso tem muito mais potencial das entidades atingirem um público maior. Quando uma entidade deseja atingir um público específico, o melhor caminho para ser reconhecido por ele é se unir a uma entidade que tem esse público já consolidado.
É importante quebrar paradigmas de que se unir a outra instituição pode ser um “tiro no pé”, por dar visibilidade de um concorrente para o seu público. O essencial da parceria, é que ambas as sociedades possam mensurar um crescimento. Mesmo que uma venha a crescer mais do que a outra, mas que todas as partes saiam com saldo positivo.
Além disso, a nova usabilidade no Instagram de criar uma publicação em conjunto entre duas entidades, se torna uma ferramenta colaborativa para as divulgações do congresso em parceria.
- Incubar eventos menores de outras instituições
Se você deseja atingir uma determinada audiência de eventos menores, a melhor forma para captá-la é trazer este painel (pode ser uma reunião, debate, palestra e etc) para acontecer como uma sessão no seu congresso, desde que não haja conflitos de interesse entre as partes. Assim o congresso poderá oferecer opções de conteúdos mais variados para os participantes, além de atrair novos públicos.
- Campanhas de aquisição de audiência
Quando o objetivo é aumentar a venda de ingressos do congresso, o Marketing Digital é um grande impulsionador para atingir um novo público. Os contatos da base de dados de uma associação já é um público com uma maior probabilidade de se interessar pelo congresso, portanto, não será direcionada para essa lista, como nosso foco é ampliar o público.
As campanhas digitais podem fazer o rastreamento de novos usuários que tenham interesse nos temas e segmento do seu evento. Para que a campanha de aquisição seja efetiva quanto as conversões, é importante que tenha um profissional de marketing capacitado em elaborar um planejamento de conteúdos que gerem conexão e impacte o usuário seguindo a linha do funil de conversão, além da gestão de tráfego ponderada diariamente com a verba adequada.
Esse encontro foi organizado pela Conecta Associações, by MCI Brasil, uma Comunidade dedicada aos gestores e voluntários do setor associativo (Associações, Sociedades, Institutos e Entidades de Classe) para promover networking, conhecimento e insights estratégicos para agregar valor e para inspirar a transformação do setor associativo.
Somos um espaço de troca entre associações, onde líderes podem compartilhar melhores práticas, desafios, além de se unirem para buscar soluções para problemas comuns a área, como regulamentações, tributação, estratégias de retenção de membros, entre outros.
Quer saber mais? Participe da Comunidade Conecta Associações no WhatsApp pelo link: https://urlis.net/ords6 , visite nosso site https://conectaassociacoes.com.br/ acompanhe os conteúdos no Instagram @conectaassociacoes e fale com a MCI Brasil, empresa especializada em consultoria e gestão para associações de classe.
Renata Pozza, Diretora de Soluções para Associações LinkedIn: renatapozza
Giovana Viggiano, Community Manager LinkedIn: giovanaviggiano
Esse conteúdo foi desenvolvido no Workshop do CONECTAA Weekend 2022 pelos líderes:
Domingos Savio Mota, CRCSP
Igor Tobias, MCI Brasil
Mariana de Araújo Silva, ABAG – Associação Brasileira do Agronegócio | LinkedIn:
Renata Medina Fava, ABHH – ABHH – Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular
Sergio Junqueira Arantes, Conecta Eventos
Tarsila Junqueira, Conecta Eventos