Muitas empresas estão oferecendo modelos de associação hoje em dia – por exemplo, Netflix, Amazon, Spotfy – e eles são muito fáceis de entender, com um ou dois níveis.
Isso pode ser uma boa inspiração para as Associações de Classe. Afinal, esse novo modelo faz com que as pessoas saibam claramente o que vão ganhar; são ágeis e fáceis, fazendo com que as pessoas vejam os processos de “se tornar sócio” de maneira diferente agora.
É muito comum vermos associações com mais de 10 tipos de membros, tudo muito complexos e confusos.
Nossa sugestão é retrabalhar em 2 fases:
- Simplifique e consolide as categorias. Revisar as nomenclaturas, unificar o que for possível.
- Pense em oferecer dois tipos de adesão: 1 básico com valor mais acessível e descontos em serviços e produtos como revistas e eventos. 2. Completo com valor cheio e todos os benefícios inclusos.
Um bom exemplo de associação que usa esse formato é a AACE – Associação Americana de Endocrinologia Clínica. As ações são:
INFORMED: para os membros da comunidade de endocrinologia que buscam um envolvimento inicial. Tem acesso ao conteúdo científico produzido pela AACE, e desconto de 20% em eventos e educação continuada.
ENGAGED: para quem quer se envolver mais e aproveitar de mais benefícios. Além dos acessos ao conteúdo, tem desconto de 40% em eventos e educação continuada, recebe a revista impressa e entra na lista de médicos indicados pela AACE.
O segredo é personalizar para atender melhor as expectativas do seu público.
Quer saber mais? Fala com a gente!
Esse artigo foi escrito por Renata Pozza, embaixadora do Conecta Associações e apaixonada pelo mundo associativo.
https://www.linkedin.com/in/renata-pozza/
Quem somos:
O Conecta Associações é uma rede de relacionamentos, interação e compartilhamento de experiências entre pessoas, feita por pessoas que são apaixonadas pelo mundo associativo e buscam todos os dias compartilhar algo que ajude e inspire os profissionais desse mercado.
Você pode fazer parte escrevendo conteúdo, sugerindo temas para as lives e entrevistas. Também, participando do nosso grupo de debates no WhastApp.
Siga o CONECTAA nas redes sociais para acompanhar as novidades.