Em um mundo moldado pela incerteza e inovação rápida, as associações profissionais precisam se adaptar constantemente para se manterem relevantes. Prepare-se para o amanhã com as tendências que estão afetando – e continuarão a afetar – as associações.
O mundo nunca foi tão educado, móvel e inovador, e as tendências que remodelam nosso mundo se tornaram mais complexas e interligadas. O COVID-19 tem sido um acelerador de mudanças e um catalisador para que associações e organizações sem fins lucrativos repensem sua relevância, forma de trabalhar e modelo de negócios.
Mas seria errado ver isso como o único motivo para as associações considerarem sua estratégia preparada para o futuro.
Como qualquer outra empresa, as Associações não têm outra escolha a não ser abraçar a revolução digital e se adaptar para prosperar no novo normal. A tecnologia e as soluções digitais permitem que as associações aumentem sua proposta de valor, envolvimento dos membros e experiência do cliente.
A MCI Group identificou vários fatores que afetam as associações à medida que lutam com esta nova era. Entre eles, foi distinguido aqueles que são exógenos (inovação, tecnologia, dados …), que redefinem as oportunidades para as associações. E aqueles que são condutores endógenos, sobre os quais as associações têm controle e podem mudar hábitos ou percepções.
Entre esses fatores, foi identificado 8 tendências principais que estão afetando – e continuarão a afetar – as associações:
1.Tecnologia
A Quarta Revolução Industrial (4IR) é caracterizada pela fusão dos mundos digital, biológico e físico. A força coletiva de tecnologias como inteligência artificial, computação em nuvem, robótica, impressão 3D, a Internet das coisas está transformando todos os aspectos de nossas vidas, negócios, sociedades e como operamos.
As associações devem adotar essas tecnologias de forma a oferecer aos seus stakeholders (membros, clientes, parceiros, patrocinadores, etc.) uma experiência mais pessoal, intuitiva e envolvente.
2. Impacto Final
À medida que as associações revisam sua situação financeira devido à pandemia, elas precisam considerar o ecossistema maior da organização e antecipar o potencial efeito de arrastamento, já que os financiadores ou membros são forçados a proteger seus próprios interesses.
Inovação, novos produtos e programas são essenciais para continuar a envolver a comunidade da organização e garantir valor e relevância.
3. Privacidade e Proteção de Dados
Os dados são a chave e a monetização dos dados é a força vital de muitas organizações, incluindo associações.
O Regulamento Geral de Proteção de Dados (GDPR) criou maior proteção para os indivíduos e limitou a liberdade das organizações. Os avanços tecnológicos continuarão a produzir soluções alternativas e aumentarão a vigilância e a demanda por transparência.
4. Distanciamento Social
O distanciamento social devido ao COVID-19 está mudando a forma como as organizações e os indivíduos se comportam, exigindo inovação, novas formas de trabalhar e novas oportunidades de digitalização.
Comunicações virtuais, eventos virtuais e experiências de aprendizagem virtuais vieram para ficar. Híbrido (combinação de físico e digital) é o Novo Normal para reuniões de negócios e associações, conferências e convenções.
5. Sustentabilidade e Desenvolvimento Ambiental
Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU fornecem um caminho claro para um futuro melhor e mais sustentável até 2030.
Os 17 objetivos abordam os principais desafios globais, incluindo pobreza, desigualdade, mudança climática, degradação ambiental, paz e justiça. As associações estão em uma posição ideal para ativar e avançar os objetivos.
6. Ética e Valores
A próxima geração de membros e clientes, a Geração Z, está em alta demanda por comportamentos éticos e baseados em valores.
Eles não formam sua opinião apenas com base na qualidade do serviço ou benefícios, mas na ética, nas práticas e no impacto social. Eles escolherão se envolver com as associações que se comportam de forma ética e fazem o bem para a comunidade.
O bom comportamento será reconhecido e se tornará viral, mas igualmente rápido o mau comportamento ético ou o péssimo atendimento ao cliente resultarão em rápida perda de reputação, interesse e vergonha.
7. Gestão de Reputação Online
Moldar a percepção pública de uma organização influenciando as informações online pode ser bastante complexo em nosso mundo universalmente conectado.
As organizações têm cada vez menos controle sobre suas comunicações. Embora precisem ser hiper-transparentes em suas ações, positivas ou negativas, eles não controlam totalmente sua reputação.
8. Igualdade e Diversidade
Racial, de gênero, físico ou mental, mulher, discrepâncias entre diferentes grupos e falta de diversidade são movimentos que continuam a ganhar espaço com a aceleração da conectividade do nosso mundo.
As organizações serão cada vez mais julgadas por sua capacidade e ações para reduzir essas discrepâncias. A nova geração de membros e clientes deseja transparência, igualdade e ação. Nesse sentido, as associações podem desempenhar um papel fundamental.
No final das contas, a transformação tem tudo a ver com valores humanos e interações. As percepções são importantes, principalmente em um mundo altamente viral e interconectado. Por este motivo, agora é a hora de as Associações ouvirem as necessidades, expectativas e valores de seus membros e clientes; e se adaptar.
Esse artigo foi escrito por Karine Desbant, Global Marketing & Communication Manager, Association Market na MCI Group.
O Conecta Associações é uma rede de relacionamentos, interação e compartilhamento de experiências entre pessoas, feita por pessoas que são apaixonadas pelo mundo associativo e buscam todos os dias compartilhar algo que ajude e inspire os profissionais desse mercado.
Você pode fazer parte escrevendo conteúdo, sugerindo temas para as lives e entrevistas. Também, participando do nosso grupo de debates no WhastApp.
Siga o CONECTAA nas redes sociais para acompanhar as novidades.