Advocacy mais efetiva em tempos de comunicação virtual

Artigos e Pesquisas, Regulamentação e Defesa da Categoria

Um dos pontos principais de atuação de muitas associações é a representatividade do seu setor junto aos governos, buscando melhores oportunidades de incremento do segmento, normatizações e legislações que permitam desenvolvimento de seus associados.

Muito conhecido como “advocacy” ou lobby, termo que muitas pessoas não curtem, pois tem uma “pegada pejorativa”.

Discussões linguísticas aparte, sabemos que o trabalho de advocacy é muito sério e relevante para associações de classe das mais diversas áreas.

Um advocacy bem-feito fortalece a voz de sua indústria e agrega valor e reconhecimento a atuação de uma associação.

Cada entidade entende profundamente os desafios do seu segmento, sendo capaz, melhor do que ninguém, de conectar seus membros e funcionários com os líderes nacionais que tomam as decisões que afetam seu setor.

É algo que sempre funcionou por meio de olho no olho e apertos de mão, portanto precisou de adaptar aos novos formatos e canais de se fazer negócio atuais.

Eu assisti um vídeo no portal da BoardRoom, onde a Kirstie Tucker da DC Fly-Ins dá dicas de como tornar as ações virtuais de advocacy mais efetivas.

Compartilho aqui os principais insights.

Após um período de adaptação, governos e associações conseguiram encontrar os caminhos para manter um bom relacionamento de forma virtual.

Os principais elementos relevantes em um encontro presencial, seguem relevantes no mundo virtual.

  1. Mantenha sua mensagem simples. As reuniões em média duram apenas meia hora, por isso, foco é essencial.
  2. Planeje os principais pontos a serem abordados e possíveis questionamentos.
  3. As reuniões virtuais são mais efetivas quando seguem um roteiro.
  4. Seja bom em começar com aberturas que “quebrem o gelo”, mas não perca 10 minutos fazendo apresentações da equipe.
  5. O formato virtual funciona melhor quando tem um líder, que coordena a conversa e inclui no máximo 1 ou 2 pessoas para complementarem com pontos relevantes.
  6. Esqueça os Powerpoints. Caso você precise de algo visual, use no máximo 1 slide.
  7. Faça reunião prévia com seu time, para preparar a reunião, definir os tópicos e quem vai liderar.
  8. Os representantes do governo seguem recebendo muitos pedidos de reuniões por dia, então utilize bem seu tempo, mande o link da reunião com antecedência, incluindo uma pauta detalhada e nome e cargo das pessoas que participarão da reunião.
  9. Mande e-mail de lembrete 5 minutos antes, para evitar esquecimento ou dificuldade de encontrar o link. Tenha um plano B, caso a tecnologia te deixe na mão. Esteja pronto para rotear a internet se preciso ou usar ligar pelo celular ao invés de usar o link. Imprevistos acontecem.  
  10. Faça um fechamento deixando claro os próximos passos e o que se espera do líder do governo com quem você conversou. Mande um e-mail com as principais decisões tomadas.

Quem manter um engajamento efetivo por muito mais tempo com os líderes do governo? Garanta que sua equipe e seus membros saibam como usar o Twitter de forma estratégica, criando #hastags específicas para cada causa que sua associação está trabalhando.

Seus membros estão sentindo falta de mais engajamento e networking? Conduza grupos de discussão no LinkedIn, garanta uma boa comunicação digital das pautas e causas que sua associação apoia e lidera.

Para agregar valor, as vezes, falta apenas uma boa comunicação.

Ficou interessado no assunto? Assista o vídeo completo pelo link https://boardroom.global/new-boardroom-minicourse-effective-advocacy-meetings/?utm_medium=email&utm_source=rasa_io&PostID=30588235&MessageRunDetailID=5281702568

Ainda quer saber mais? Fala com a gente, podemos ajuda-los com muitos caminhos para potencializar as ações de advocacia da sua instituição.

Esse artigo foi escrito por Renata Pozza, embaixadora do Conecta Associações e apaixonada pelo mundo associativo.

https://www.linkedin.com/in/renata-pozza/

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