Um dos pontos principais de atuação de muitas associações é a representatividade do seu setor junto aos governos, buscando melhores oportunidades de incremento do segmento, normatizações e legislações que permitam desenvolvimento de seus associados.
Muito conhecido como “advocacy” ou lobby, termo que muitas pessoas não curtem, pois tem uma “pegada pejorativa”.
Discussões linguísticas aparte, sabemos que o trabalho de advocacy é muito sério e relevante para associações de classe das mais diversas áreas.
Um advocacy bem-feito fortalece a voz de sua indústria e agrega valor e reconhecimento a atuação de uma associação.
Cada entidade entende profundamente os desafios do seu segmento, sendo capaz, melhor do que ninguém, de conectar seus membros e funcionários com os líderes nacionais que tomam as decisões que afetam seu setor.
É algo que sempre funcionou por meio de olho no olho e apertos de mão, portanto precisou de adaptar aos novos formatos e canais de se fazer negócio atuais.
Eu assisti um vídeo no portal da BoardRoom, onde a Kirstie Tucker da DC Fly-Ins dá dicas de como tornar as ações virtuais de advocacy mais efetivas.
Compartilho aqui os principais insights.
Após um período de adaptação, governos e associações conseguiram encontrar os caminhos para manter um bom relacionamento de forma virtual.
Os principais elementos relevantes em um encontro presencial, seguem relevantes no mundo virtual.
- Mantenha sua mensagem simples. As reuniões em média duram apenas meia hora, por isso, foco é essencial.
- Planeje os principais pontos a serem abordados e possíveis questionamentos.
- As reuniões virtuais são mais efetivas quando seguem um roteiro.
- Seja bom em começar com aberturas que “quebrem o gelo”, mas não perca 10 minutos fazendo apresentações da equipe.
- O formato virtual funciona melhor quando tem um líder, que coordena a conversa e inclui no máximo 1 ou 2 pessoas para complementarem com pontos relevantes.
- Esqueça os Powerpoints. Caso você precise de algo visual, use no máximo 1 slide.
- Faça reunião prévia com seu time, para preparar a reunião, definir os tópicos e quem vai liderar.
- Os representantes do governo seguem recebendo muitos pedidos de reuniões por dia, então utilize bem seu tempo, mande o link da reunião com antecedência, incluindo uma pauta detalhada e nome e cargo das pessoas que participarão da reunião.
- Mande e-mail de lembrete 5 minutos antes, para evitar esquecimento ou dificuldade de encontrar o link. Tenha um plano B, caso a tecnologia te deixe na mão. Esteja pronto para rotear a internet se preciso ou usar ligar pelo celular ao invés de usar o link. Imprevistos acontecem.
- Faça um fechamento deixando claro os próximos passos e o que se espera do líder do governo com quem você conversou. Mande um e-mail com as principais decisões tomadas.
Quem manter um engajamento efetivo por muito mais tempo com os líderes do governo? Garanta que sua equipe e seus membros saibam como usar o Twitter de forma estratégica, criando #hastags específicas para cada causa que sua associação está trabalhando.
Seus membros estão sentindo falta de mais engajamento e networking? Conduza grupos de discussão no LinkedIn, garanta uma boa comunicação digital das pautas e causas que sua associação apoia e lidera.
Para agregar valor, as vezes, falta apenas uma boa comunicação.
Ficou interessado no assunto? Assista o vídeo completo pelo link https://boardroom.global/new-boardroom-minicourse-effective-advocacy-meetings/?utm_medium=email&utm_source=rasa_io&PostID=30588235&MessageRunDetailID=5281702568
Ainda quer saber mais? Fala com a gente, podemos ajuda-los com muitos caminhos para potencializar as ações de advocacia da sua instituição.
Esse artigo foi escrito por Renata Pozza, embaixadora do Conecta Associações e apaixonada pelo mundo associativo.
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O Conecta Associações é uma rede de relacionamentos, interação e compartilhamento de experiências entre pessoas, feita por pessoas que são apaixonadas pelo mundo associativo e buscam todos os dias compartilhar algo que ajude e inspire os profissionais desse mercado.
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