A Pandemia e a reinvenção das Associações.
Um ano atrás, a maioria dos líderes de Associações não se preocupava muito com tecnologia. Qualquer sistema parecia caro e complexo e não estava na lista de desafios mais urgentes de uma associação. Agora, descobrimos por que é importante investir nas melhores tecnologias que você possa pagar.
Neste último ano a pandemia jogou gasolina no fogo da Revolução 4.0. Criando uma explosão tecnológica que precisou ser abraçada por todos. Muitas associações não estavam preparadas para entregas digitais e imersão neste mundo hightech e online, por isso enfrentaram uma árdua luta para acompanhar o ritmo.
A Indústria 4.0 é um fenômeno que impacta as mais diferentes áreas vai de interfaces cérebro-máquina que visam restaurar a mobilidade de pessoas que sofreram um derrame à inteligência artificial, robótica, internet das coisas que promovem melhoria dos processos e produtividade.
É um desafio imaginar como essas descobertas podem impactar os negócios diários de administrar uma associação.
Todo líder deve estar familiarizado com as tendências que estão moldando essa revolução da ordem econômica, cultural e social. Blockchain, impressoras 3D e realidade virtual podem não estar no seu futuro imediato, mas os executivos da associação devem entender como essa tecnologia está impactando outras áreas da economia. O livro Association 4.0: Positioning for success in a era of disruption, traz algumas previsões interessantes para o setor de Associações:
- Os consumidores serão impacientes e exigentes. Eles vão querer produtos e serviços personalizados entregues sob demanda.
- Imagine: módulos de educação continuada personalizáveis que empregam inteligência artificial para responder às perguntas de um usuário.
- Inteligência artificial e big data vão produzir um fluxo constante de dados do cliente para atualizar continuamente produtos e serviços.
- Imagine: newsletter com conteúdo produzidos sob demanda e com curadoria de acordo com as áreas de interesse de cada leitor.
- Organizações que hoje parecem não ter relação nas abrangências, se tornarão indispensáveis umas às outras.
- Imagine: a Sociedade Brasileira de Cardiologia e a Sociedade Internacional de Pesquisa em Células-tronco colaborando para o desenvolvimento de novas válvulas cardíacas feitas de células-tronco.
- Os funcionários farão parte de um marketplace, dando-lhes mais oportunidades de se especializar e escolher tarefas e atividades, selecionar horários e locais de trabalho não tradicionais.
- Imagine: Associações que não têm sede permanente e poucos funcionários em tempo integral.
- As organizações serão mais colaborativas e orientadas a projetos e menos hierárquicas.
- Imagine: funcionários organizados e liderados com base em projetos autônomos, em vez de funções contínuas.
A oportunidade para associações hoje está no desenvolvimento de uma estratégia digital abrangente. A maioria das organizações investe em tecnologia, mas sem uma estratégia. Sistemas como, MAS (Application Management Services) ou LMS (Learning Management System) são apenas uma coleção de ferramentas esperando para serem aproveitadas para os verdadeiros negócios digitais.
O aceleramento na imersão tecnológica deixado pela Pandemia, tem que ser um legado que os líderes de associações precisam abraçar e aceitar que a necessidade de inovação deve continuar sempre. Pois a revolução da Indústria 4.0 exige que você avalie continuamente porque sua associação existe, para onde ela deve ir no futuro e o que você deve fazer para chegar lá.
Com todas as opções e competição pela atenção de seus membros, pergunte-se por que eles deveriam se associar a sua associação. Então, aceite que a resposta a essa pergunta nunca vai parar de mudar. A pandemia pode acabar, mas a Indústria 4.0 exige que a necessidade de reinventar continue e cresça.
Esse conteúdo é uma tradução livre da matéria “As the pandemic ends – The need to reinvent grows” de Sherry Budziak.
A Pandemia aumentou a necessidade de reinvenção das Associações- By Renata Pozza, Embaixadora do Conecta Associações e Consulting and Community Solutions Director na MCI Brasil.
#conectaassociacoes #associações #sindicatos #federações #entidadesdeclasse #eventoassociativo #congresso