4 dicas para aumentar o número de membros da sua Associação

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A inovação nos modelos tradicionais de filiação 

Confira neste artigo 4 dicas para aumentar a número de membros nas associações.

1 Quebre o Paradigma de Reuniões

A marca registrada de ser membro de uma associação é participar de reuniões, eventos e conferências “face-to-face” com outras pessoas da profissão ou do setor. Esses eventos presenciais fornecem uma chance para os membros interagirem e geralmente incluem oportunidades de aprendizagem. Embora possam ser do interesse de muitos membros atuais da associação, não são necessariamente do interesse de não-membros. Na verdade, é o principal motivo pelo qual os não-membros não aderem a uma associação profissional, uma grande parte não tem interesse em participar de reuniões regulares ou eventos presenciais. 

As associações devem considerar o investimento e a promoção de benefícios aos associados que atraiam uma comunidade mais virtual de profissionais, incluindo networking e oportunidades de aprendizagem que não exijam encontros presenciais com frequência. Comunidades online, webinars e podcasts podem ser mais interessantes para não-membros do que as tradicionais reuniões e conferências presenciais. 

2 Crie oportunidades de treinamento disruptivos 

Uma das formas mais populares pelas quais os não-membros aumentam suas habilidades é por meio de treinamento patrocinado pelo empregador. Para fornecer valor agregado a esses membros em potencial, as associações precisarão oferecer conteúdo de desenvolvimento profissional que claramente vai além do que os empregadores oferecem.

As associações podem tirar proveito de seus pontos fortes e oferecer treinamento que reflita tendências mais amplas do setor, seja mais atualizado e introduza os membros em áreas relevantes para sua profissão, mas não necessariamente o foco de suas posições na empresa atual. As associações também podem atrair membros em potencial por meio de programas de certificação, dado o valor mais amplo que eles têm para a carreira de alguém. 

3 Mostre a eles o que você pode fazer 

Os membros em potencial podem não estar cientes do valor que sua associação pode oferecer, mas estão interessados ​​em conteúdo relacionado à carreira ou ao setor. Um número muito significativo dos não membros leem artigos online gratuitos sobre tendências ou informações do setor, participam de webinars e fazem cursos de treinamento online gratuitos. 

Sua associação deve considerar a oferta de conteúdo selecionado ou webinars gratuitos para profissionais da indústria para demonstrar o valor de suas informações e desenvolvimento profissional para não-membros. Outra opção é oferecer acesso gratuito ao conteúdo da associação, incluindo artigos e informações, em caráter experimental, o que certamente aumentaria a probabilidade deste não membro de aderir sua associação. Esta introdução à associação pode ser tudo o que alguns não-sócios precisam antes de ingressar. 

4 Ofereça opções de menor comprometimento 

Uma vez que muitos não-membros não estão interessados ​​em alguns dos benefícios tradicionais das associações, como eventos presenciais, outra solução é oferecer opções de adesão com menor comprometimento com base no uso. Uma opção de associação de nível inferior com menos benefícios a um custo menor, ou uma filiação pré-paga, em que pagam apenas pelos benefícios que usam, aumentaria sua probabilidade de aderir a uma associação relacionada à sua profissão ou setor. 

Por Tiago Ricciardi

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