10 tendências globais que impactam as associações

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Tendências globais que impactam as associações

Diversas tendências vêm mudando o mundo diariamente, hoje mais do que nunca, pois as pessoas estão cada dia mais conectadas, inovadoras e acessíveis. Essas tendências também se tornaram mais complexas e interligadas. Neste artigo apresentaremos as 10 principais tendências e os impactos que geram nas associações explicando suas implicações.

1. Tecnologia

Dados: são informações essenciais para tomada de decisão nas Associações. Além de saber analisá-los e utilizá-los da forma correta, as entidades precisam garantir que eles sejam armazenados da forma correta pelos stakeholders envolvidos para não quebrar as leis de privacidade.

Antecipação: através da análise de dados, machine learning e inteligência artificial é possível “prever” ou antecipar as necessidades e as áreas de interesse dos clientes/membros para criar plataformas de acesso a conteúdo de forma customizada a partir do que querem consumir.

Automação: os processos automatizados vão agilizar a tomada de decisão, minimizarão erros e reduzirão custos dentro das Associações. Utilizar máquinas para realizar tarefas especificas dentro de um projeto fará parte do nosso cotidiano, porém continuará sendo necessário ter uma pessoa por trás para gerir e pensar na estratégia de como utilizar as diversas ferramentas e processos automatizados.

2. Socio-econômico

Aumento da classe média: segundo as Nações Unidas hoje há em torno de 1,8 bilhões de pessoas na classe média e expectativa de 4,9 bilhões em 2030. Seu poder de compra e expectativa de vida incentivam o crescimento na urbanização.

Urbanização: hoje cerca de 55% da população mundial vive em cidades e é esperado que entre 2030 e 2050 cerca de 2/3 da população mundial viva em cidades. Deve haver várias megacidades e diversas pequenas e médias metrópoles. Impactando em demanda de mobilidade, tecnologia, saúde, profissionais capacitados, educação e outros.

Dinâmica regional: 47% da população mundial hoje vive na Ásia, e espera-se que em 2050 chegue a mais de 54%, e fenômeno similar acontece na África, com 14% hoje e projeção de 25% para 2050. Ou seja, cerca de 79% da população mundial estará nessas 2 regiões. Além disso, projeções da PwC sugerem que China e Índia devem substituir EUA e Europa com 35% do PIB mundial, enquanto os últimos devem gerar 21% combinados.

3. Multi-Gerações

Envelhecimento populacional: As Nações Unidas preveem que haverá mais de 1 bilhão de pessoas na melhor idade em 2030, e em 2050 haverá mais de 2,2 bilhões de pessoas com mais de 100 anos. Economias mais maduras terão população envelhecendo enquanto países em desenvolvimento terão populações mais jovens.

Geração Z: a próxima década será moldada por essa geração, que será a maior geração em quantidade e estes devem acumular riquezas significativas em países em desenvolvimento e emergentes, enquanto nos EUA e Europa haverá menor consumo.

Assim, na próxima década haverá pelo menos 4 grandes gerações ativas e predominantes no mercado de trabalho: Baby boomers e as gerações X, Y e Z. Dito isso, as associações terão que segmentar muito bem seus perfis de público para melhor atender seus clientes e demandas e proporcionar experiências customizadas.

4. Efeito da pandemia

Economia: o Banco Mundial prevê que o impacto financeiro gerado pelo COVID-19 foi 2x maior que a crise de 2009 e é a pior recessão desde a 2ª Guerra Mundial. Gerou consequências em diversas indústrias, muitas viram queda de negócios e desemprego, mas outras cresceram e despontaram de acordo com as demandas atuais.

Distanciamento Social: ocasionou grandes mudanças nas empresas e organizações, todos tiveram que se adaptar ao teletrabalho e tele reuniões. Mesmo depois que todo cenário de saúde e econômico se restabelecer devemos ter parte das atividades de trabalho ainda sendo realizadas em casa. Assim, as Associações precisam se adaptar e se comunicar com seus clientes e parceiros de diferentes formas e usando as melhores plataformas.

5. Meio ambiente

Vemos um aumento na temperatura global há certo tempo e as projeções só pioram para os próximos anos. Contudo, é importante levar em conta que as Gerações Y e Z não toleram esse tipo de prática, e com entrada dessas pessoas nas corporações veremos cada vez mais empresas trabalhando ativamente para reduzir e mitigar seu impacto ambiental.

A participação das Associações é fundamental para dar voz sobre à importância de ações sustentáveis ambientalmente e para mover setores em prol de melhores condutas.

6. Mudança de poder global

Vemos claramente uma disputa econômica entre as duas principais economias nacionais nos dias de hoje, China e EUA têm lutado constantemente com suas forças para fechar o mercado aos concorrentes quando possível e ampliar suas ações.

Essas disputas, somadas a um forte nacionalismo principalmente no sentido econômico, têm impactado muitas nações e mercados quanto aos seus mercados específicos.

7. Confiança

Para cada influência positiva da tecnologia existe também algum pormenor. O poder dos algoritmos influenciando eleições e política vem aumentando com o passar do tempo, e a credibilidade das pessoas é sensivelmente afetada pelo tipo de comunicação direcionada recebida, seja através de marketing direcionado ou fake news.

Vemos cada vez mais que a desconexão de mídias sociais, e a influência da LGPD na política de cookies pode influenciar de forma significativa o tipo de comunicação e impacto de organizações e empresas às pessoas. Esse declínio em confiança pode aumentar a polarização política e coesão social, criando grupos distintos e antagônicos que não são positivos para sociedade.

As Associações têm que saber como navegar e lidar com essas questões de confiança, gerando valor aos seus stakeholders de forma a se manter relevante.

8. Transparência

No cenário em que dos dados são chave para sucesso de Associações, empresas e organizações em geral, a LGPD chegou para gerar proteções aos indivíduos. Tecnologias e ferramentas que estão cada vez mais fazendo parte de nossas vidas demandarão regulações e controle. Vários tópicos, como o uso de inteligência artificial para analisar os algoritmos gerados, ética na tecnologia, privacidade e controle, crescerão muito nos próximos anos. Assim como as redes sociais, que têm populações gigantescas, e deve haver cada vez mais controle e regras nas condutas.

A transparência se torna vital para qualquer organização triunfar na revolução digital. No mundo controlado pela tecnologia, a transparência, controle de privacidade e dados pessoais são direitos humanos essenciais. Ao mesmo tempo, o ecossistema virtual das Associações demanda experiencias customizadas que necessitam obtenção da maior quantidade de dados possíveis para engajamento.

9. Reputação

Cada nova geração vem demandando mais abertura. Vemos que cada vez mais os jovens preferem engajar com empresas éticas e transparentes, boas condutas são apreciadas, reconhecidas e viralizam. O inverso também ocorre, informações negativas viajam rapidamente afetando a imagem de empresas.

Essa demanda por transparência e a velocidade das informações torna-se uma realidade para empresas, que precisam tratar o assunto de reputação com uma forma gerencial. As organizações precisam de embaixadores da marca para apoiar na desconstrução de imagens negativas e suporte às positivas, de forma a gerir sua reputação constantemente.

10. Igualdade

A igualdade de gêneros ainda está muito aquém do esperado, estima-se que por volta de 100 anos atrasado, de acordo com o Global Gender Gap Report 2020. Mas é crescente a entrada de mulheres no mercado e em lideranças de corporações, influenciando a dinâmica positivamente. Estamos também muito atrasados quanto a igualdade racial, e organizações que forem discrepantes nesse sentido serão criticadas. Existe grande pressão social por igualdade, seja racial, religiosa, estilo de vida ou de gênero, e as futuras gerações demandam transparência, igualdade, ação e urgência. A reputação das organizações estará em jogo de acordo com suas condutas.

E no seu caso, quais das tendências apresentadas você acredita que mais impactam ou impactarão sua associação?

10 tendências globais que impactam as Associações – By Frederico Torres, Contet Expert do Conecta Associações e Association Solutions Manager na MCI Brasil.

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