10 dicas para começar a planejar eventos híbridos – Não há dúvida que o mercado de eventos mudou para sempre. Seria, no mínimo, irreal pensar que toda a experiência coletiva que vivemos, nos tornando fluentes em tecnologias virtuais, não iria mudar a forma com que consumimos eventos.
Sabemos quantos benefícios um evento virtual pode trazer, mas também temos muito claro quais são suas limitações.
Por isso podemos esperar muitos eventos híbridos daqui para frente, mas nada parecido com aquelas tentativas de incluir um componente virtual nos eventos presenciais que víamos até janeiro de 2020.
As coisas são muito diferentes agora, e, pelo menos pelos próximos meses, pode-se esperar que a parte virtual seja predominante. Presencial será apenas para um grupo seleto.
Há muitas dúvidas sobre como o formato híbrido vai funcionar. Então preparei 10 dicas para você começar a planejar seu evento.
1. Era da Experiência
Se você pensava que vivíamos em uma era digital, pense novamente. Os especialistas acreditam que estamos nos primeiros estágios da Era da Experiência. Isso significa que cada evento agora tem o potencial de se tornar uma experiência imersiva marcada pela autenticidade e engajamento.
Tecnologias como 3D online, realidade virtual e realidade aumentada podem unificar os aspectos digitais e presenciais de um evento e ajudar a criar conversas bidirecionais entre os diferentes públicos. Além disso, agregar uma dimensão experiencial a um evento transforma o papel do público. Agora ele também terá uma participação ativa na geração de conhecimento.
2. TV shows serão o exemplo
Os eventos vão se adaptar cada vez mais aos formatos de televisão (broadcast), com palestrantes ao vivo, público presencial reduzido e muita tecnologia.
3. Novos formatos de conteúdo
Não podemos pensar em planejar eventos híbridos com uma agenda feita apenas para o presencial. Todo mundo já ouviu que para funcionar no virtual o conteúdo tem que ser mais curto. Isso representa um desafio para a criação de programas de eventos que sejam realmente estimulantes. É um ótimo momento para deixar de lado aqueles formatos tradicionais que ninguém aguenta mais.
4. Novos espaços com alta tecnologia
A capacidade do local não será o principal requisito. Sim, salas grandes serão necessárias para manter o distanciamento (pelo menos por enquanto), mas a tecnologia será fundamental. Recursos como Internet mais rápida serão muito importantes.
5. Maior investimento em AV
Os eventos híbridos exigirão novos tipos de parceiros. A partir dessa perspectiva, equipes ágeis de audiovisual, capazes de realizar eventos presenciais e online, irão remodelar o mercado de AV atual.
6. Interatividade
As plataformas de eventos virtuais se multiplicaram, com ferramentas incríveis. O próximo passo será melhorar as opções de interatividade entre o público presencial e online. A experiência híbrida precisará ser cocriada em um ambiente bidimensional.
7. Segunda tela
Os aplicativos para celular ganharão um papel de destaque, pois serão o conector entre o público presencial e o virtual para interagir com o conteúdo e desenvolver networking.
8. As palestras serão no presencial
Embora os eventos híbridos possam preservar um componente da palestra virtual, os palestrantes poderão fazer apresentações pessoalmente se a indústria estiver gravitando em torno do modelo do programa de TV. Isso obviamente levanta questões para aqueles que não podem viajar, mas poderão ser sintonizamos como em um programa de TV ao vivo e interagir com os convidados.
9. Moderadores serão essenciais
Dar voz ao público online tem sido tradicionalmente uma das limitações dos eventos presenciais. Moderadores capazes de envolver o público presencial e online serão fundamentais para garantir uma boa experiência para todos. Da mesma forma, ter alguém dedicado a dar voz aos comentários de redes sociais ou perguntas do público também será útil para envolver os participantes online.
10. Eventos se tornam Comunidades
Os eventos sempre foram formados de experiência, conteúdo e engajamento. Mas aconteciam em períodos muito curtos. A imersão tecnológica atual e os formatos híbridos nos permitem facilmente navegar entre online e offline, criando experiências que se estendem em torno de um tema, envolvendo o público em uma verdadeira Comunidade. Ferramentas como bate-papos nas redes sociais e fóruns online facilitam o surgimento de comunidades em uma conferência ou exposição e desempenham um papel importante em ajudar a manter as comunidades vivas antes, durante e após o evento.
PARA CONCLUIR
O futuro dos eventos é híbrido. No entanto, ainda há bastante incerteza como serão. A tecnologia será a chave para proporcionar experiências online e offline que conversem entre si e se estendam como uma verdadeira Comunidade.
Esse conteúdo inspirado nas matérias de Julius Solaris da EventManagerBlog.com e Frank M. Waechter da fmwaechter.com.
10 dicas para começar a planejar eventos híbridos – By Renata Pozza, Embaixadora do Conecta Associações e Consulting and Community Solutions Director na MCI Brasil.