10 Aplicações de IA para Elevar sua Associação

Artigos e Pesquisas

Em um mundo onde o tempo é um recurso valioso e a eficiência é essencial, encontrar maneiras de otimizar tarefas e garantir assertividade nas decisões torna-se uma prioridade. Nesse contexto, a Inteligência Artificial (IA) emerge como uma aliada poderosa para gestores de associações em busca de soluções inovadoras e eficazes. Abaixo, apresentamos 10 estratégias de IA projetadas para maximizar a eficiência operacional e impulsionar o sucesso da sua associação.

1. Personalização das Comunicações com os Membros: A personalização das comunicações é essencial para manter os membros engajados. Com a IA, é possível segmentar as mensagens e adaptá-las às preferências individuais de cada membro, aumentando a relevância e o impacto. Um exemplo de plataforma de IA para personalização de comunicações é o ChatGPT.
  2. Otimização do Processo de Seleção de Palestrantes: Selecionar os palestrantes certos para os eventos da associação é crucial para o sucesso dos mesmos. A IA pode ajudar a filtrar as propostas de palestras de forma eficiente, garantindo a qualidade e a relevância do conteúdo apresentado. Um exemplo de plataforma de IA para otimização do processo de seleção de palestrantes é o Claude.
  3. Curadoria de Conteúdo Personalizado para os Membros: Oferecer conteúdo relevante e personalizado é fundamental para manter os membros engajados. Com a IA, é possível analisar o comportamento dos membros e fornecer recomendações de conteúdo adaptadas aos seus interesses e necessidades específicas. Um exemplo de plataforma de IA para curadoria de conteúdo personalizado é o Rasa.io.
  4. Previsão de Renovação de Membros: Antecipar a renovação dos membros é essencial para o planejamento estratégico da associação. Por meio de modelos preditivos de IA, é possível identificar os membros com maior probabilidade de não renovar suas associações, permitindo a implementação de medidas proativas de retenção. Um exemplo de plataforma de IA para previsão de renovação de membros é o SmartBeemo.
  5. Automatização de Respostas para Consultas Rotineiras: O volume de consultas rotineiras pode sobrecarregar a equipe da associação. Com a utilização de chatbots de IA, é possível automatizar o atendimento a essas consultas, proporcionando respostas rápidas e precisas aos membros, e liberando recursos para atividades mais estratégicas. Um exemplo de plataforma de IA para automatização de respostas é o Betty Bot.
  6. Aprimoramento da Acessibilidade Digital: Garantir que o conteúdo digital da associação seja acessível a todos os membros é uma prioridade. A IA pode ajudar na geração de legendas e traduções automáticas para tornar o conteúdo mais inclusivo e acessível a públicos diversos. Um exemplo de plataforma de IA para aprimoramento da acessibilidade digital é o Heygen.
  7. Análise dos Níveis de Engajamento dos Membros: Compreender o nível de engajamento dos membros é fundamental para a tomada de decisões informadas. A IA pode analisar dados de diversas fontes e fornecer insights sobre o comportamento e as preferências dos membros, auxiliando na criação de estratégias de engajamento mais eficazes. Um exemplo de plataforma de IA para análise de engajamento de membros é o ElevenLabs.
  8. Reaproveitamento de Conteúdo de Conferências: As conferências da associação são fontes valiosas de conteúdo. Com a IA, é possível repensar e adaptar esse conteúdo para diferentes formatos e canais de comunicação, maximizando seu impacto e prolongando seu alcance após o evento. Um exemplo de plataforma de IA para reaproveitamento de conteúdo é o Descript.
  9. Simplificação da Gestão de Conteúdo por Meio de Etiquetagem de IA: Gerenciar grandes volumes de conteúdo pode ser desafiador. A IA pode ajudar na organização e categorização desse conteúdo por meio de etiquetagem automática, facilitando sua recuperação e utilização pelos membros. Um exemplo de plataforma de IA para simplificação da gestão de conteúdo é o Gemini.
  10. Otimização da Criação de Conteúdo: Produzir conteúdo de qualidade de forma consistente é essencial para manter os membros engajados. Com ferramentas de criação de conteúdo baseadas em IA, é possível gerar material relevante e personalizado de maneira eficiente, atendendo às demandas e interesses da comunidade associativa. Um exemplo de plataforma de IA para otimização da criação de conteúdo é o MidJourney.

Ao adotar essas estratégias de IA, você estará capacitando sua associação a enfrentar os desafios com eficácia e inovação. Que essas orientações sirvam como um guia para impulsionar o crescimento e o sucesso contínuo de sua organização.

Giovana Viggiano – Community Manager Conecta Associações

Conheça a Comunidade das Associações!

A Conecta Associações by MCI Brasil, é um espaço dedicado aos gestores do setor associativo. Somos uma plataforma de networking e conhecimento fornecendo insights estratégicos e tendências para impulsionar líderes em direção a uma gestão eficiente e resultados tangíveis.

Juntos, somos mais de 1.000 profissionais, representando 463 associações brasileiras.

Nosso evento principal, o ConectaA Weekend, é realizado anualmente para reunir líderes do setor e oferecer um fórum exclusivo para troca de ideias, inovações e soluções estratégicas. Criamos um ambiente propício para que os líderes interajam, compartilhem seus desafios e identifiquem soluções viáveis, consolidando ainda mais nossa comunidade associativa.

Como fazer parte da nossa comunidade?

Junte-se ao nosso grupo no WhatsApp, explore o conteúdo do nosso site e acompanhe nossas redes sociais.

Consultoria personalizada para sua Associação

A MCI Brasil é uma empresa especializada em consultoria e gestão para associações de classe. Com mais de 20 anos de experiência, oferecem uma ampla gama de serviços, desde modelos de crescimento até a gestão de associados, ajudando associações a se reinventarem, expandirem e alcançarem seus objetivos. Clique aqui para saber mais